terça-feira, outubro 25, 2005

A Caixa de Pandora

Zeus preparara uma supresa para os Homens. Ordenou a Hefesto que desse forma a uma mulher em argila. Quando Hefesto acabou, Zeus ordenou aos ventos que animassem aquela mulher (soprando-lhe vida, alma). Todas as deusas do Olimpo a adornaram com as melhores jóias. Era a mulher mais bela alguma vez criada, feita à imagem e semelhança das deusas. Mas a sua beleza era superada pela sua malícia e os seus frequentes conflitos. Quando estava preparada foi enviada ao mundo dos homens para casar-se com Epimeteo, irmão de Prometeu.
Apesar das advertências de Prometeu para que não aceitasse nenhuma oferta de Zeus, Epimeteo não o tomou a sério e ficou tão fascinado pela beleza de Pandora que se casou de imediato com ela, convertendo-a na primeira esposa humana.

A caixa de Pandora, (Waterhouse)

Mas Zeus ainda não terminara o seu plano... mediante palavras meigas alimentou a curiosidade de Pandora por uma caixa que se encontrava em casa de Epimeteo. A curiosidade foi mais forte que a prudência e Pandora abriu a caixa. Dela sairam todos os males que podiam afectar a Humanidade: a doença, a fadiga, a velhice, a loucura, o vicio e a paixão.


Pandora (Dante Gabriel Rossetti, 1869)
Todas elas saíram sob a forma de uma nuvem do interior do recipiente e extenderam-se pelo mundo dos homens. Por sorte, em seu interior também estava a esperança, sem a qual os homens se teriam todos suicidado, fustigados por esta torrente de desgraças.

A caixa de Pandora (Postal Russo)

1 Opiniões

Blogger lobices said...

...agradeço e retribuo a amável visita...
...um abraço

quinta-feira, 27 outubro, 2005  

Enviar um comentário

<< Home

Click for Lisbon, Portugal Forecast