sexta-feira, outubro 21, 2005

Das três Graças ao longo da História


A Primavera, Sandro Botticelli, 1482
(Repare-se na inclusão das 3 Graças do lado esquerdo)


Zeus nunca foi fiel a Afrodite. Mantinha relacionamentos com inúmeras mulheres e ninfas.
Uma dessas ninfas, Eurínome, deu à luz três graças, Aglae (a mais brilhante), Eufrosine (a que alegra o coração) e Tália (que faz florescer).

Hesíodo (sécs. VIII ou VII a.C.)descreve de forma surpreendente a beleza de Tália: "dos olhos onde brilhavam seus olhares brotava o amor que rompe os membros; o olhar é tão belo que brilha sob suas sobrancelhas”.

Estas acompanhavam Afrodite como damas de companhia. Foram chamadas também de Cáritas, representando a alegria e a beleza fértil.

O heleno Hesíodo catalogou as três filhas de Zeus com Eurínome em sua Teogonia. Inicialmente presidiam todos os prazeres humanos, sendo assim retratadas por Rafael (1483-1520).


As três graças, Rafael, 1505 (500 anos de aniversário)


Com o tempo, passaram também a representar a conversação e os trabalhos do espírito e sob essa concepção foram pintadas por Rubens (1577-1640) como as virtudes do saber, dar e receber. Seus símbolos eram a rosa, o ramo de mirto e um par de dados. Na Idade Média, as três artes liberais básicas nas universidades –gramática, retórica e lógica, o chamado trivium– estavam a elas relacionadas.

As três graças, Rubens

No séc. XIX durante um período romântico houve inúmeras alusões ao tema sob várias técnicas que se prolongaram até inícios do séc. XX Muitos arquitectos colocaram representações das 3 graças nas fachadas dos edifícios. Encontramo-las facilmente em Barcelona, e em estilo Português Suave (Estado Novo) com frequência em Alvalade, Av. Roma, Areeiro. Segue uma representação em escultura que ajudará a identificar aquilo a que me refiro.

Fragmento de escultura de mármore do Período Greco-Romano baseada em pintura grega helenística. Data do original: séc. -II. Siena, Piccolomini Library.

2 Opiniões

Blogger daniela marques said...

Este comentário foi removido pelo autor.

terça-feira, 04 dezembro, 2007  
Blogger daniela marques said...

olá! estou fazendo uma monografia a respeito desse quadro do rafael. gostaria de saber as fontes do seu texto. obrigada!

terça-feira, 04 dezembro, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Click for Lisbon, Portugal Forecast