quarta-feira, setembro 28, 2005

Da origem de Ganesha


Escrevo hoje sobre o mais popular dos deuses hindús!

Por todo o lado se vêem t-shirts, malas de senhora, brincos e demais bijuteria com a imagem do deus elefante como alguns lhe chamam.

Mas quem é Ganesha? Porque é que tem aspecto (ou cabeça!) de elefante?!

Num tempo que é indefinivel pois a religião na Índia prende-se na eternidade, certos heróis alcançavam pelos seus feitos a qualidade de deuses: quer pelo poder sobrenatural, quer pelo exemplo que constituíam para os outros em virtudes e cumprimento do dharma (dever religioso).

Pois conta-se que Shiva (aquele deus que todos acham que é uma mulher e que costuma ser representado com a roda de fogo e vários braços) não queria ter filhos. Estava casado com Parvati mas passava muito tempo fora nas suas caçadas. Shiva teve de ausentar-se durante muito tempo pois era a época de caça e Parvati ficou sozinha no vale perto da montanha sagrada.

Parvati sentia-se sozinha. Precisava de uma companhia durante a ausência do seu amado Shiva.
Certo dia, enquanto se banhava no riacho que corria no sopé da montanha, configurou, com os óleos sagrados com que se banhava, um pequeno rapaz... seu filho.

Chamou-lhe Ganesha e pediu-lhe que guardasse a porta enquanto ela terminava o seu banho. Ganesh esperava à porta da casa de seus pais quando se aproxima um estranho armado com um arco, uma flecha e uma espada. Pediu-lhe que se afastasse da porta. Ganesha recusou pois não reconheceu o seu pai. Shiva, irritado, cortou a cabeça ao infante, que rolou pela terra até se perder de vista.

Parvati chegava do banho. Ao perceber o que tinha sucedido, chorou desesperada a perda e a crueldade de Shiva. Este, arrependido, mandou que procurassem a cabeça do garoto inanimado. Em vão... ninguém a encontrou. Shiva mandou então que procurassem pelo mundo e pediu a cabeça do primeiro animal que encontrassem a dormir virado para Norte.

Os seus seguidores trouxeram-lhe a cabeça de um elefante e Shiva, unindo o corpo do rapaz e a cabeça do animal soprou-lhe vida e viveu Ganesha.

Ganesha é hoje na India o protector dos estudantes.
Antes de qualquer exame todos eles pedem proteção com a seguinte oração: Sri Ganeshaya Namah! (Excelente Ganesha eu te saúdo)

Just to know!!!

Click for Lisbon, Portugal Forecast