250 anos sobre o Terramoto de 1755
Vários eventos vão ter lugar até ao dia 4 de Novembro assinalando o 250 anos sobre o terramoto de 1755.
Por cá o Instituto de Ciências Sociais vai assinalar a data com um ciclo de conferências dignas de referência, que pode ser consultado neste link:
O Instituto e Museu Voltaire, em Genebra, junta-se a esta iniciativa mostrando o impacto que o terramoto de 1755 teve nos espíritos da época. O evento vai contar com uma exposição e com uma série de conferências que vão ter o seu momento alto no 1 de Novembro, dia em que vão estar presentes Isabel Alçada e Ana Magalhães, autoras do livro O dia do Terramoto. É bom não esquecer que o terramoto lançou uma crise de consciências no século da Razão e lançou o debate entre Voltaire e Rosseau. Portugal era um país extremamente católico e a Europa laica olhou com sarcasmo para o destino do nosso país... que parecia abandonado por Deus.
Para alguns esta catástrofe foi a morte de Deus!
Não podia deixar de colocar o célebre poema de Voltaire datado de 1756, (versão original)
Obrigado Pólux!
É um blog muito modesto pois conta com pouco dias de existência!
Mas penso actualizá-lo com frequência!
Obrigado!
Um abraço
nao sei se conheces, mas a fac de letras lançou agora um livro com varios ensaios sobre a importancia do terramoto. se nao me engano chama-se 750 anos depois do terramoto. ms é mt bom e permite uma abordagem ampla do assunto.
beijinhos
Ana
Olá ana:
Vou tentar encontrar informação sobre o livro para republicar!
Obrigado pelo teu contributo! Quero sempre a tua ajuda!