terça-feira, março 14, 2006

O Homem da Harmónica

Mais um episódia desta linha de Sintra que eu amo!

Costumo dizer sempre que respeito muito os maluquinhos..

Dentro dos seus limites acho fascinante os seus esforços para passarem como normais, talvez como a maioria de nós no nosso dia a dia. Fazem-me pensar que os ditos "normais" fazem imensos gestos sem jeito nenhum e que os maluquinhos acabam por reproduzir como simbolo de normalidade.

Todos devem conhecer o homem da harmónica: um pobre velho que caminha perdido pelos transportes com um chapéu de arrumador, várias malas a tiracolo, e vez em quando, uma harmónica que improvisa nos seus lábios.

Hoje vim perto dele no regresso a casa. Ele observava todos os comportamentos das pessoas com uma atenção que não pode ser desprezada. De repente, tirou uma agenda e uma caneta e, olhando à volta, fazendo questão de ser visto, começou a rabiscar uns hieroglifos na agenda ao contrário sobre os joelhos. Todos olhavam com curisidade o resultado do movimento da caneta e trocavam olhares de chacota.

Uma senhora que ia ao seu lado atendeu uma chamada de telemóvel e combinou uma hora com o seu interlocutor. Ele de imediato, como por magia, tirou um telemóvel do bolso, encostou-o ao ouvido e balbuciou uns sons enquanto olhava para o relógio e escrevinhava ininterruptamente.

Fez-me pensar como os comportamentos dos ditos normais são ridiculos... todos nós fazemos isso de olhar para o relógio e soltamos expressões de inquietação no meio de transportes como que para provar que temos vida, ocupações, atrasos, boas e más noticias a chegarem pelo telemóvel.

Elas ficam realmente ridiculas imitadas por um louco de lisboa. Serão eles piores do que nós..? a terra não girará mesmo ao contrário...?

1 Opiniões

Anonymous Anónimo said...

Malucos? Onde ficará a linha q marca o fim da (chamada por nós) normalidad e o começo da tal loucura?.........
"Nem são todos os que estão nem estão todos os que são"
Beijinho grande.
A amiga C. do gato

quarta-feira, 15 março, 2006  

Enviar um comentário

<< Home

Click for Lisbon, Portugal Forecast